sábado, 10 de maio de 2014

Semear salsa e coentros

Vou mostrar como semear salsa e coentros em vaso, também pode ser feita da mesma maneira no jardim ou quintal.

Época de sementeira: todo o ano.

Procedimento: 
- Colocar terra num vaso
- Colocar as sementes num pequeno rego feito ao longo do vaso ( profundidade do rego para salsa 0.5cm; para coentros 1cm) 
- Cobrir ligieramente o rego com terra
- Regar



Video a exemplificar(ver a partir de 6:00min):


sexta-feira, 9 de maio de 2014

Cultivo de cogumelos em sacos com palha

Esta espécie está presente na natureza essencialmente em troncos de árvores debelitadas ou mortas que frutificam geralmente no Outono e Primavera. 
O cogumelo quando maduro apresenta um chapéu em forma de concha com uma cor que varia do beige a cinzento escuro, possui um pé lateral e normalmente frutifica agrupado em cachos.
Neste tópico vou mostrar como é possivel cultivar cogumelos em casa.

Germinar/plantar manga

Neste tópico vou mostrar como cultivar manga. Para obter os melhores resultados, enraíze a semente antes de plantá-la para fornecer a humidade necessária para germinar e se desenvolver.

Marterial
A- Faca
B- Algodão
C- Saco plástico

Procedimento:
1- Remova a semente da fruta.
2- Esfregue-a sob água corrente com os dedos para remover os restos de fruta grudados.
3-Corte a semente ao longo do lado fino para abrir seu tegumento, mas sem cortar muito profundamente para não ferir o interior.
4- Embrulhe a semente em um papel toalha úmido.
5- Coloque-o em um saco e feche-o, mas deixe 3 cm aberto para a entrada de oxigênio.
6- Coloque-o em um local aquecido que receba luz solar indireta.
7- Humedeça novamente o papel toalha, conforme necessário. A semente germinará uma pequena raiz em três a quatro semanas.
8-Plante a semente da manga quando a raiz tiver cerca de 1,5 cm de comprimento.



Fertilizantes "naturais" e ecológicos

  1. Cascas de crustáceos: Camarao, lagosta ou caranguejo guarde as cascas e aproveite-as para o jardim. Abra um buraco na terra e deite aí as cascas de crustáceos trituradas – em poucas semanas dá-se a compostagem e a terra será beneficiada com nitrogénio, fósforo e lima/alcalina. Saiba que um mês depois pode voltar a abrir o buraco, retirar o fertilizante e aplicá-lo noutro sítio do jardim, para obter os mesmos efeitos positivos.
  2. Restos de peixe: As partes que sobrarem do peixe após uma refeição – cabeças, rabos, entranhas – revelaram-se fertilizantes muito nutritivos para as plantas, principalmente aquelas que requerem muito nitrogénio (caso dos tomates e do milho etc). Abra um buraco na terra e deite aí os restos de peixe – para além de nitrogénio, a terra será enriquecida com sais minerais e cálcio.
  3. Borras de café: Ricas em nitrogénio, potássio e fósforo, as borras de café podem ser aproveitadas para fertilizar as plantas, bastando para isso espalhá-las em torno das plantas de vaso ou do jardim. Este ingrediente – que afasta lesmasecaracóis das plantas – é ainda excelente para a compostagem e pode ser diluído em água para criar um fertilizante líquido.
  4. Estrume de galinha: O estrume é um dos fertilizantes naturais e mais amigos do ambiente que existem e o de galinha não é exceção. Se cria galinhas ou conhece alguém que tem, aproveite o seu estrume rico em nutrientes para adubar a terra do seu jardim ou horta. Saiba, no entanto, que o estrume de galinha fresco tem quantidades tão elevadas de nitrogénio que podem facilmente queimar as plantas – é preferível colocar esta substância no recipiente da compostagem durante pelo menos 6 meses antes da sua utilização.
  5. Consolda-maio: uma conhecida planta da jardinagem orgânica tem, para além das suas propriedades terapêuticas, excelentes resultados enquanto fertilizante. A consolda-maio (Symphytum officinale) está recheada de potássio, fósforo, magnésio, vitaminas e sais minerais altamente benéficos para a terra e as plantas. Para a sua preparação, junte 1 parte de folhas da planta com 2 partes de água, misture bem e deixe ao sol durante um dia ou dois. Escoe e utilize as folhas na compostagem, aplicando a água como fertilizante ecológico.
  6. Casca de ovo: são ricas em cálcio, potássio e magnésio. Para que as plantas possam absorver todos estes nutrientes, as cascas deverão estar ligadas ao solo. Assim, quanto maior o contato das cascas com a terra, mais disponíveis estes nutrientes estarão para as plantas. Um maneira simples de propiciar que isto aconteça, é transformando as cascas em pó. Assim que você tiver uma boa quantidade de cascas, coloque-as num saco e parta-as apertando com as mãos e de seguida coloque no liquidificador.
  7. Cinzas: Cinzas da madeira contêm potássio e fosfato, além de oligoelementos. Misture 1/4 de xícara de cinzas com um litro de água e aplique nas plantas.